Direcionando um olhar especial aos atletas que compõem as Equipes de Formação Esportiva, o Programa Barueri Esporte Forte adicionou mais uma especialidade profissional ao atendimento multidisciplinar - os esportistas contam agora com o Serviço Social.
Somando-se ao trabalho já realizado pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar (Nutricionista, Fisioterapia, Preparadores Físicos e Médico), o objetivo é prestar um completo auxílio a esses jovens e crianças, para que sua única e exclusiva preocupação seja o seu desenvolvimento integral através da prática esportiva.
Segundo a assistente social, Claudia Melo, o novo serviço chega ao Programa para assegurar todos os direitos da criança e do adolescente no esporte e no exercício de sua cidadania.
“Os atletas do Barueri Esporte Forte receberão atenção, acolhimento e todo o suporte necessário quanto aos seus direitos no processo de desenvolvimento esportivo e nas questões da vida cotidiana/social. Além, é claro, do espaço de diálogo, problemáticas e aproximação com a família”, ressalta.
Claudia explica que, através do diagnóstico social, familiar, territorial e da análise do perfil de cada atleta, o atendimento social/ individual e suas articulações podem trazer benefícios significativos para a melhora do rendimento esportivo.
“Existem inúmeros fatores sociais, internos e externos, que podem prejudicar o desempenho deste atleta. Meu papel será mapeá-los, identificá-los e quando necessário, direcioná-los e encaminhá-los para a rede de serviços públicos disponível no município, permitindo assim, que este atleta elimine esse fator de seu cotidiano, focando ainda mais em seus treinamentos”, finaliza.
Vale destacar que, durante o período de isolamento social o atendimento com a assistente social segue sendo realizado por videoconferências.