#
Quem Somos

Fundado em 1999, o INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES (Instituto Raízes), é uma organização social civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover e desenvolver o ser humano nos aspectos educacional, cultural, esportivo e social, tendo como premissa ampliar as oportunidades ao indivíduo. Atuamos em parceria com gestores públicos e privados, educadores, pesquisadores, empreendedores e outras organizações a fim de formular políticas públicas e práticas socioeducativas baseadas em vivências práticas.

Há 18 anos, atuamos no que se pode chamar a vanguarda do movimento social de base. E desde cedo, elegemos a educação como mola propulsora do nosso movimento. Ao impulsionar as pessoas produzimos desenvolvimento, principalmente das massas menos favorecidas da sociedade. O Brasil se formou como um país exclusivista, favorecendo sempre a parcela mais abastada. No entanto, o trabalho das entidades sociais é justamente furar este bloqueio através da Educação, proporcionando conhecimento e formação pessoal e profissional. Desenvolvendo e empoderando as pessoas, ajudamos a possibilitar que o Brasil tenha justiça social, liberdade, saúde universalizada e dignidade a todo o povo.

Educar é um desafio que, desde cedo optamos por assumir. Hoje, contabilizamos mais de 300 mil pessoas que já passaram por nossos cursos, programas, projetos, convênios, parcerias ao longo desses 18 anos. Com mais maturidade, projetamos um futuro onde o alcance do Raízes se expandirá para todo o país.

Nós temos
uma
Missão

Desenvolver o individuo, em todas as suas dimensões humanas, gerando oportunidades por meio do desenvolvimento cultural, educacional, esportivo e social.

Visão:
Ser reconhecida como uma instituição de excelência em Educação Infantil, onde o afeto e a alegria estejam sempre presentes. Extrair bons resultados em todas as atividades.

ATUAÇÃO

Formação Esportiva

A prática esportiva tem origem desde a antiguidade clássica. Na Grécia Antiga por exemplo, era muito comum a realização de jogos olímpicos pelos atletas nas cidade-estado. Diante disso, é importante destacar que o esporte é uma ferramenta antiga que possibilita não só uma vida saudável, como também a inclusão social.

O objetivo do Instituto de Cidadania Raízes, é promover de forma constante políticas públicas e projetos dentro de ambientes comunitários principalmente os que tem alto grau de venerabilidade social,

A utilização do esporte como ferramenta de inclusão social, usada em conjunto com a educação é nosso objetivo para assim, colaborarmos para tornar sociedade mais justa, unida e saudável.

O Instituto de Cidadania Raízes é responsável pela gestão de projetos importantes na Formação Esportiva, como o Programa Barueri Esporte Forte com mais de 18 mil alunos e mais de 350 mil atendimentos ao ano.

Educação Infantil

O início das atividades e projetos relacionados à Educação Infantil, pelo Instituto de Cidadania Raízes se deu em 2010 indo até 2012, com a “Escola Legal”, projeto de Educação Integral, por meio da oferta de oficinas pedagógicas de artes e esportes, dentre outras, no sistema de Contra Turno Escolar para alunos do ensino infantil e ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura do Município de Cubatão/SP (*), atendendo a 1425 (um mil, quatrocentos e vinte e cinco) estudantes.

Desde então, a proposta do Instituto de Cidadania Raízes para a Educação Infantil está voltada para “O Cuidar e Educar”, transformando, a Escola Maternal em um espaço de convivência sócio educacional, que dentre outras coisas promove a construção da identidade, autonomia e cidadania da criança

Assistência social

Assistência social no Brasil é um dos três componentes do sistema de Seguridade Social no país. Sua descrição e diretrizes básicas estão contidas na Constituição brasileira nos artigos 203 e 204, sendo que sua regulamentação está sistematizada pela Lei n.º 8.742/93, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Instituto de Cidadania Raízes atuamos em projetos que tem como função manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, programa de combate a carência alimentar, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

REVISTAS

Revista Barueri Esporte Forte 01

Image

Revista Barueri Esporte Forte 02

Image

Revista Barueri Esporte Forte 03

Image

Fale Conosco

Você pode entrar em contato conosco usando o formulário
ou nos ligando
E-mail
contato@portalraizes.org.br
Fones
 (11) 4380-6326 / (11) 4677-7615
Endereço
Rua Caldas Novas, 50 4º Andar, Sala 44, BethaVille
Barueri – SP – CEP 06404-301

Envie-nos sua Mensagem

Mapa

PESQUISA